Como conseguir a harmonia ideal para a foto perfeita?

Existe alguns fatores que nos permitem identificar uma foto profissional de uma foto amadora. Dessa forma harmonia tem um papel fundamental na hora da elaboração da imagem. Ou seja, como seria possível conseguir a harmonia perfeita de cores em uma foto? Em outras palavras, mais concretamente, como conseguir que todas as fotos tenham um resultado ótimo utilizando o mesmo filtro?

Mas você saberia dizer o que é a harmonia de cor em uma foto? A Harmonia de cor em uma fotografia faz referência a todas as cores de uma fotografia se encaixem com aqueles elementos da composição. Assim também permitindo que o que o espectador perceba seja ou pareça completamente real. Ou seja, a harmonia de cor por tanto é forma mediante a qual se consegue que todos os elementos de uma imagem encaixem perfeitamente entre si.

A importância de elaborar a imagem

Em primeiro lugar é importante salientar que existem infinitas maneiras de aprimorar a sua fotografia. Contudo, uma das coisas mais importantes na hora de pensar em tirar uma foto é a composição da imagem. Ou seja, o domínio da composição é fundamental para conseguir captar a ideia principal e com boa qualidade. Assim sendo, quando o fotógrafo tem uma ideia inicial da qual quer poder transmitir através da fotografia é de suma importância pensar na composição da imagem.

Quando começamos a fotografar, toda nossa energia está concentra em captar aquelas coisas que nos chamam mais a atenção e muitas vezes somos guiados por nossos instintos. Mas quando percebemos que a nossa ideia não foi inteiramente entendida na foto em questão, seja pela subjetividade ou pela dificuldade de captar o momento exato daquilo que queremos mostrar. Por essa razão é importante dominas técnicas básicas de fotografia para nos ajudar na hora de exprimir toda a nossa criatividade.

A regra dos dois terços

Para todo iniciante no mundo da fotografia a regra dos dois terços é uma das primeiras coisas que você provavelmente aprenderá nas suas aulas de fotografia. Ela é uma das regras de composição mais famosas dentro do mundo da fotografia e consiste em dos primeiros recursos para começar a transformar as suas fotos.

regra dos dois terços fotografia

Por ser um elemento tão simples e fácil de entender é importante que todo profissional fotógrafo maneje e entenda por completo esse conceito. Com a regra dos dois terços você conseguirá dotar a suas fotos de uma sensação de profundidade e com maior equilíbrio. Dessa forma a regra consiste em dividir mentalmente o plano da foto em 3 partes, formando então 9 blocos com 4 pontos de interseção. Esses pontos são as áreas de interesse e aonde o elemento principal da composição deveria estar localizado.

Enquadre e enfoque

Em contrapartida é importante deixar claro que não existem regras rígidas, muito menos a respeito de onde os objetos devem ser colocados dentro do quadro. No entanto, é importante que o fotógrafo conheça alguns recursos que foram comprovadamente eficazes e que podem ser úteis para destacar o assunto ou transmitir diferentes sensações.

A primeira coisa que vem à mente é se perguntar como a câmera faz para saber em que objeto é o que eu quero focar em uma composição. De fato, para isso a câmera segue alguns truques: o da distância e do contraste. Em outras palavras, a câmera tentará focar nos objetos mais próximos do alvo e que oferecem algum contraste.

Fluxo e movimento como elementos de uma fotografia

Outro importante fator da composição de uma fotografia é o Fluxo. Ele se define pela maneira do espectador ver a imagem e como seus olhos se movem de uma parte da fotografia para outra. Uma maneira de definir o fluxo de uma fotografia é através do uso de linhas. Eles podem ser horizontais, verticais, diagonais, convergentes ou divergentes.

fluxo enfoque e movimento

Por conseguinte o movimento e o fluxo implicam o movimento que as forças, elementos, linhas de uma imagem têm e que levam o olhar da pessoa em uma direção ou outra. Por essa razão, como o mesmo nome diz, o movimento cria uma ilusão de movimento: pode ser horizontal, vertical, diagonal, curvilíneo, é o modo como o espectador entende a imagem.